CURSOS PELA REDE VIRTUAL INESPEC

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Hematologia Clínica I

Eosinófilo


Granulócito eosinófilo.

Granulócitos eosinófilos, geralmente chamados de eosinófilos (ou, menos comumente, acidófilos), são células do sistema imune responsáveis pela ação contra parasitas multicelulares e certas infecções nos vertebrados. Junto com os mastócitos, também controlam mecanismos associados com a alergia e asma. Desenvolvem-se na medula óssea (hematopoiese) antes de migrar para o sangue periférico.

Eosinofilia é o aumento da concentração de eosinófilos no sangue. O processo inverso (diminuição da concentração de eosinófilos no sangue) denomina-se eosinopenia. A eosinofilia pode ser reativa (em resposta a outro estímulo como alergia ou infecção) ou não reativa. É muito grande o número de doenças que provocam eosinofilia, mas as situações mais comuns são as alergias e as verminoses. A liberação de interleucina 5 pelas células T, mastócitos e macrófagos estimula a produção de eosinófilos.
Causas:
·         Síndrome hipereosinofílica.
·         Parasitas (helmintos).
·         Alergia.
·         Reações a certas drogas.
·         Ateroembolismo.
·         Síndrome de Churg-Strauss.
·         Algumas formas de leucemia mielóide aguda.
·         Leucemia mielóide crônica.
·         Linfoma de Hodgkin.
·         Síndrome de Gleich.
·         Doença de Addison.
·         Clonorchis.
·         Dengue.
·         Isosporíase.

Se a eosinofilia persistir por mais de 6 meses, e todas as causas secundárias forem excluídas (parasitas, , câncer, linfomas, e doenças alérgicas), pode ser feito o diagnóstico da eosinofilia idiopática.

.RECOMENDAÇÃO:
LIVRO DE BIOQUÍMICA E IMUNOLOGIA.

Professor César Venâncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário